Se você é dono de algum animal de estimação já deve ter se perguntado pelo menos uma vez na vida o que iria fazer com ele na época de férias e no momento de sair de viagem. Hoje em dia existem muitos hotéis e até destinos específicos para quem não consegue abandonar o seu melhor amigo de todas as horas.

Mas como viajar com animais da melhor maneira? É importante ter em mente que uma mudança de ambiente é sempre um estresse para o animal e se não realizada da maneira correta pode traumatizar seu companheiro e até mesmo deixá-lo doente.

Por isso, preparamos um texto especial com todas as dicas para você viajar de avião tranquilo com o seu “pet”. Quer saber mais sobre isso? Então, acompanhe esse artigo até o final e saiba tudo sobre esse assunto.

Se atente com a caixa de transporte

Um primeiro cuidado no momento de viajar com animais é ficar atento na caixa de transporte. Se você vai viajar de carro, avião ou ônibus o seu animal deve ser transportado dentro de uma caixa específica para o tamanho e peso dele, isso garanta uma melhor segurança a conforto para ele.

Essa caixa não serve apenas para viagens longas, mas sim para qualquer transporte em veículos, já que funciona como uma proteção para o seu bichinho.

Se você tem um cachorro de grande porte, o ideal é optar por um cinto de segurança. Com ele, o cão fica sentado no banco como um passageiro normal e fica seguro por um cinto peitoral que o protege assim como um cinto comum.

Essa é uma medida de segurança para o motorista também, que consegue manter-se atento ao trajeto sem a distração de um animal que pode estar muitas vezes agitado dentro do carro, prevenindo acidentes ou qualquer outro problema.

Veja se as vacinas estão em dia

Assim como você faz uma manutenção no carro antes de viajar, verifique se o seu animal está em dia com as vacinas. Essa é uma medida muito importante, ainda mais se o seu pet não está acostumado a viajar.

Se ele é um animal simpático e gosta de interagir com outros animais e pessoas, mantenha-o sempre protegido. Aproveite a visita ao veterinário e pergunte quais remédios você deve levar em caso de emergência, principalmente se viajar com animais para fora do país. Com isso, você irá deixá-lo protegido e ainda evitar que ele seja barrado em processos migratórios.

Cuide bem da alimentação

Se certifique de levar ração e água suficientes para o tempo de viagem. Água você deve se preocupar apenas com o trajeto, mas a ração pode ser um pouco mais difícil de encontrar dependendo do seu destino.

Entretanto, você não deve alimentar seu animal nas 3 horas que precedem sua viagem. Isso porque ele pode enjoar durante o trajeto e o caminho pode ser pior ainda para ele.

Faça paradas

Uma última dica para ter uma viagem mais tranquila com o seu animal de estimação é programar paradas estratégicas durante o trajeto para idas ao banheiro, tanto suas quanto dos animais, principalmente se for uma viagem de muitas horas. Tenha em mente os intervalos do seu pet e ajuste as paradas a cada duas ou três horas. Durante esses momentos, ofereça água a ele.

Essas são algumas medidas que você deve tomar quando viajar com seu animal de estimação, mas lembre-se de ficar atento aos sinais que ele te dá; ninguém o conhece melhor que você mesmo. Se certifique de tomar essas precauções e curta sua viagem com o seu melhor amigo.

Para saber mais sobre o mundo do pets, continue acessando nosso site!