É comum que em datas comemorativas e épocas festivas, tais como festa junina, natal e ano novo, as pessoas soltem fogos de artifício. Isso aumenta a preocupação dos donos de cães. Mas por que será que eles se assustam tanto? Vamos te explicar para que você entenda o motivo desses fogos fazerem mal aos seus pets.

A primeira coisa que você precisa saber é como funciona o sistema auditivo de um cachorro. Em geral os cães possuem uma audição quatro vezes mais potente do que os seres humanos. Sendo assim, fica fácil entender porque se assustam tanto. Se para nós o barulho já é alto, imagine só para eles.

Audição dos cães

O ouvido do cão é capaz de perceber sons com frequência entre 10 Hz e 40.000 Hz. O ser humano consegue ouvir de 10 Hz a 40.000 Hz. Além desses números, os cachorros também são capazes de detectar sons cerca de quatro vezes mais distantes que o homem.  Tal peripécia se da por inúmeros motivos, entre elas a evolução da espécie.

Os seres humanos possuem os olhos posicionados bem no centro da face, e os cães não, eles ficam mais nas laterais. Por isso, eles dependem mais da audição para se situar, para que compense o campo reduzido de visão.

Neste sentido, cuidar para que seu cão não pereça com o barulho dos fogos de artifício, é extremamente importante para sua saúde física e mental. Caso tenha dificuldades, peça recomendação a algum veterinário, com certeza ele lhe mostrará como proceder corretamente para que você não se submeta a situações de estresse.

Aqueles que não são acostumados com sons intensos e frequentes acabam tendo uma reação bem assustadora quando ouvem barulho de fogos de artifício. Outros demonstram apenas um incômodo, mas outros ainda podem acabar entrando em pânico.

Consequências

Infelizmente, alguns cães acabam fugindo e se perdendo no momento de desespero, podendo ser atropelados e até mesmo ter convulsões em consequência do medo. Aos que residem em apartamentos podem até se jogar das janelas. E o pior de tudo é que nesses períodos, poucos veterinários estarão disponíveis para atender seu pet em caso de emergência. Neste contexto, prevenir é o melhor remédio, para evitar o sofrimento de ambos(tanto do cachorro quanto do dono).

Sintomas e sinais de medo

Você perceberá rapidamente quando seu cachorro estiver sofrendo com a intensidade dos sons. Até porque ele mudará facilmente de comportamento ao ser exposto a algum tipo de barulho. Verifique se ele está tremendo, se ele ataca objetos,  se tenta fugir ou se esconder, por exemplo. Esses são alguns sinais que demonstram o pavor do seu bichinho em relação aos fogos de artifício.

Quais são as atitudes que devo tomar?

Imediatamente,  a primeira ação dos donos é tentar acalmar seu pet, fazendo carinho e falando de maneira bem calma. Entretanto, os cachorros não conseguem entender porque não são racionais, então eles entenderão que agir dessa maneira é correto. Todas as vezes que ele ouvir barulhos de fogos, ele terá a mesma reação ou até pior.

No começo pode ser muito difícil, mas os donos precisam ser firmes e ignorar a reação de seus cães quando eles estiverem com medo. Assim que os mesmos se acalmarem, a orientação é que seja dada uma recompensa a ele. Mostrando confiança, ele automaticamente deixará o medo de lado. Procure brincar e distrair seu pet, essas e outras atividades ajudarão a proporcionar momentos de relaxamento a ele.

Sobre os fogos de artifício

É fácil saber quando serão soltos os fogos de artifício. Sempre me épocas festivas. Por este motivo, durante esse período comece a trabalhar a reação do seu cãozinho. Ter um cachorro em casa é um tanto quanto trabalhoso, visto que você terá que arcar com a responsabilidade de zelar pelo seu bem-estar. Os cães que se descontrolam podem acabar destruindo a casa e objetos como tapetes, portas, mesas… Isso é extremamente preocupante já que o prejuízo pode ir muito além de ter que adquirir novos utensílios. Seu animal poderá se machucar gravemente.

A responsabilidade de deixar seu cão em segurança é única e exclusivamente sua. A atitude que transmite confiança a ele também é essencial.

Agora você já sabe porque os fogos de artifício fazem tão mal aos cachorros. Fique ligado!

Referências Bibliográficas:
 https://www.ethosanimal.com.br/os-caes-e-os-fogos-de-artificio/