O endomarketing é uma estratégia muito importante para as empresas, pois as ações voltadas para o engajamento dos colaboradores fortificam a marca e melhoram os processos existentes.

O marketing institucional, como também é conhecido, motiva a equipe e reduz os índices de turnover. Este se refere ao índice de rotatividade de uma empresa, ou seja, a quantidade de pessoas que entram e saem da corporação.

Também é por meio dessa estratégia que as organizações, incluindo as clínicas veterinárias, conseguem atrair os melhores profissionais.

Dessa forma, ela poderá oferecer aos seus clientes o melhor atendimento e os melhores produtos e serviços. E estes fatores são fundamentais para conquistar mais clientes e garantir um crescimento no mercado.

Tudo isso porque estamos falando de uma estratégia que cria e desenvolve uma imagem de um bom lugar para trabalhar, transformando a instituição no sonho e objetivo de muitos profissionais.

Portanto, ressalta a importância de que o marketing não deve ser feito apenas para o público externo (clientes), mas também para o público interno (colaboradores).

Neste artigo, vamos falar sobre o que é endomarketing, sua importância para clínicas veterinárias e dar algumas dicas para implantá-lo. Acompanhe a leitura!

O que é endomarketing?

Endomarketing é um conjunto de ações voltadas para o marketing institucional de uma empresa. Este marketing interno melhora a imagem da organização entre as pessoas que trabalham nela, motivando a equipe e diminuindo o chamado turnover.

Pelo fato dos profissionais estarem constantemente em contato com o clima e com os processos da organização, eles estão aptos a opinar e influenciar as pessoas.

Por exemplo, se os veterinários de um hospital veterinário que realize transplante de fígado em cães estiverem satisfeitos com seu trabalho e com as condições do ambiente, eles certamente falarão bem do local para parentes e amigos.

Isso faz com que o público que tenha contato direto com esses colaboradores passem a ter uma boa imagem do negócio. Ele é visto como um local mais humanizado e desperta bons sentimentos em pessoas que nem mesmo adquiriram algo.

Com relação às clínicas veterinárias, essas ações são ainda mais importantes, tendo em vista a quantidade de novos profissionais e estabelecimentos do mesmo ramo que surgem todos os dias.

Necessidade do endomarketing para clínicas veterinárias

Se uma clínica veterinária popular deseja investir no endomarketing, ela precisa, primeiro, entender como ele afeta seu negócio, compreendendo a sua necessidade. E as principais vantagens trazidas pela estratégia são:

1 – Colaboradores motivados

De veterinários até a equipe de limpeza, o endomarketing tem a capacidade de motivá-los. Isso porque a clínica se mostrará mais aberta ao diálogo, ideias e sugestões de melhorias vindas de todos os profissionais.

Qualquer colaborador se sente mais confiante e estimulado quando sabe que está inserido em um ambiente que considera suas opiniões e se preocupa com o bem-estar.

2 – Mais produtividade

Como consequência da motivação, há um aumento da produtividade. 

E pelo fato de as pessoas sentirem-se mais satisfeitas com seu trabalho, elas o executam de uma forma melhor. Também se tornam mais proativas, e procuram sempre trazer o melhor resultado.

3 – Baixa rotatividade de funcionários

A motivação dos profissionais em uma clínica veterinária de check up geral diminui a rotatividade de colaboradores. Ou seja, o número de pessoas que desejam deixar a empresa é quase nulo.

Isso porque elas não consideram apenas o salário, mas também a qualidade de vida em seu ambiente de trabalho e o bem-estar que ele garante.

4 – Mais lealdade e compromisso

Uma empresa que se preocupa com as necessidades e sugestões de seus profissionais, os acolhe muito melhor. Isso faz com que eles se tornem mais leais e compromissados com a clínica.

5 – Clima organizacional saudável

Ao trabalhar essas estratégias de engajamento com seu público interno, a organização demonstra estar preocupada com a qualidade de vida no ambiente de trabalho.

Consequentemente, o desempenho de todas as equipes melhora muito, trazendo um clima organizacional de boa produtividade e bons resultados.

6 – Mais qualidade de trabalho e bem-estar

É comum que algumas atividades no dia a dia de trabalho sejam estressantes. Por isso, mesmo um endocrinologista para emagrecer, pode encontrar momentos que precisam de mais atenção e exigem mais do profissional.

Com o endomarketing, as clínicas conseguem garantir um clima mais harmônico e agradável, o que resulta em menos atividades estressantes.

Dicas de estratégias

Toda empresa, independentemente de seu ramo de atuação, possui objetivos e metas. Inclusive, além de atrair clientes, muitas desejam atrair os melhores profissionais. E a comunicação é o melhor caminho para atingir esse objetivo.

A maneira como os gestores se comunicam com seus colaboradores, também ajuda a moldar a imagem da empresa, como no caso de uma academia que ofereça treinos funcionais.

Por isso, é fundamental que a comunicação seja bem trabalhada, para que a maneira de lidar e de conversar com os colaboradores seja realmente otimizada. A seguir, apresentamos algumas dicas.

1 – Melhorar a comunicação interna

É fundamental que uma clínica veterinária trabalhe os processos de comunicação interna com seus colaboradores, por menor que ela seja.

Isso faz com que o diálogo se torne uma via de mão dupla, ou seja, funcionários e gestores têm voz, podendo expressar suas opiniões e sugerir melhorias, sempre com cordialidade e respeito.

Tal ação faz com que os profissionais se sintam mais importantes e úteis para o desempenho da clínica.

2 – Investir em palestras e eventos

Palestras e eventos motivacionais são importantes para o crescimento pessoal e profissional de cada colaborador. 

Por meio deles, é possível traçar novos objetivos e aumentar a motivação de todos.

É uma maneira de acrescentar positivamente na formação pessoal de cada um, garantindo uma base sólida para que sejam capazes de atender às demandas do mercado.

Por isso, invista em palestras ou eventos para os funcionários de sua clínica veterinária. Você pode dedicar um dia somente para isso.

3 – Iniciativas de integração

Toda empresa, desde hospitais que realizam plástica na barriga, até pequenas clínicas veterinárias, necessitam trazer seus funcionários para mais perto delas.

Isso reduz a proximidade das equipes e faz com que os profissionais realmente se sintam parte fundamental dos processos. Isso pode ser feito por meio de happy hours e festas de fim de ano, por exemplo.

Essa ação também pode ser feita por meio de grupos de estudo, pois além de aumentar os conhecimentos dos colaboradores, também traz bem-estar por meio da troca de experiências.

A clínica pode observar, por exemplo, se existem atividades de comum interesse entre seus profissionais. Caso tenha, pode investir em grupos para que essas atividades sejam realizadas em conjunto.

Trabalhar o lado solidário de cada colaborador também é uma ótima ação. Isso faz com que sintam-se importantes para além do ambiente de trabalho.

Todas essas estratégias fazem com que as pessoas que trabalham com equipamentos veterinarios em clínicas notem a preocupação que ela tem tanto com seu lado pessoal, quanto para o profissional.

4 – Realizar pesquisa de satisfação

Algumas empresas acreditam que a pesquisa de satisfação importa apenas para seus clientes. No entanto, essa ação também é importante para os colaboradores, uma vez que ela garante uma empresa mais bem estruturada.

Tudo isso faz com que o ambiente de trabalho seja melhor, e que as atividades sejam realizadas de maneira mais produtiva.

Um exemplo de aplicação dessa prática seria uma fabricante de esqueleto apendicular animal realizar uma pesquisa para saber qual seria a solução mais adequada para os produtos oferecidos por ela.

Também pode aceitar sugestões diversas para qualquer setor e atividade. Isso aumenta o sentimento de zelo dos colaboradores, pois eles passam a se sentir parte de decisões importantes para a clínica.

5 – Oferecer mais benefícios

Um diferencial que é muito levado em conta pelos profissionais na hora de procurar um emprego ou permanecer em uma empresa, são os benefícios que ela oferece. Mais do que um bom salário, os colaboradores levam em conta outros quesitos, como:

  • Convênio médico e odontológico;
  • Participação nos lucros;
  • Refeições na empresa;
  • Brindes;
  • Premiações.

Tudo isso faz parte do quadro de benefícios, algo que qualquer profissional valoriza muito e que o faz pensar duas vezes antes de abandonar a organização.

São benefícios simples que podem ser oferecidos pelas clínicas, e que com certeza farão toda a diferença no dia a dia u na motivação dos profissionais.

Conclusão

Uma clínica veterinária, assim como qualquer outra empresa, é constituída por uma equipe de colaboradores que, além de trabalharem juntos, precisam conviver juntos.

Para que o clima organizacional seja saudável e esses profissionais sintam-se incentivados, nada melhor do que oferecer a eles razões para se sentirem bem.

É este o foco do endomarketing, levar até os colaboradores razões para que eles se sintam felizes, satisfeitos e motivados com seu ambiente de trabalho. 

Não somente eles saem ganhando, mas a clínica veterinária também, pois terá sempre um quadro de colaboradores que vestem a camisa da empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.