Uma das coisas que mais podem irritar alguém é o fato de o animal pode ser tanto o gato como o cachorro, marcar território em casa fazendo xixi no tapete, na cozinha ou até mesmo no sofá.
O que para nós pode parecer desagradável e nem um pouco relevante, é para eles de extrema importância, o fato de marcar o seu território. Isso indica que eles como que estão mandando uma mensagem demonstrando para outros animais que aquele é o seu espaço.
Os cachorros usam a urina para mostrar a todos a sua autoridade, e a sua posse com relação a pessoas e a objetos. Outro motivo de o seu animal marcar território cantos da casa, pode estar relacionado com o estresse, por isso sempre observe o comportamento do seu pet.
Ou ainda, pode se relacionar com o fato de que ele ainda não se acostumou a mudanças bruscas que ocorreram no ambiente onde ele vive, como um novo morador humano, ou ainda um morador animal.
Todas essas mudanças podem deixar o cachorro ou gato um tanto desconfiado, e se o novo morador é mesmo outro animal como outro cachorro e gato, eles poderão se sentir atraídos pelo cheiro e marcar território em qualquer lugar da casa.
Quando é realizada a castração bem cedo, logo após o primeiro ano, eles não fazem mais isso, pois os hormônios não estarão mais a flor da pele.
Mas, se o seu cachorro ou gato o fazem de uma forma muito freqüente, ou ainda você percebe uma grande quantidade de urina dentro de casa, fique atento, pois o seu pet pode estar sofrendo de alguma doença urinária.
Como evitar que o seu cachorro marque território dentro de casa
O tratamento mais eficaz para acabar com esses tipos de comportamentos indesejados, é com certeza a castração, mas de um modo geral são mais eficazes quando o cachorro ainda é um filhote de um pouco mais de um ano.
Para os cachorros adultos e que adquiriam esse hábito, pode ser que castrá-los não adiante mais, por isso você deverá usar outros métodos que também são bem eficazes.
Ao ver o seu animal urinando onde não deve, você pode corrigi-lo na mesma hora, sendo que assim ele começará a entender que o que está fazendo não está certo. Se você ficar sempre de olho, pode ser que em duas ou três semanas ele pode não ter mais esse hábito.
Você pode pensar que se não der mais tanta água para ele, isso não vai mais acontecer. Na verdade, isso é um mito, e não resolve a situação, pois quando o cão ou gato querem marcar o território, eles fazem pequenas quantidades de xixi.
E, se você não der a eles água o suficiente, isso poderá levá-los a adquirir doenças no trato urinário, acumulando bactérias e causando uma infecção grave.
Como ensiná-lo a urinar no mesmo local
Faça um espaço somente dele, e o ensine a urinar somente naquele lugar. Todas as vezes que você corrigi-lo, mostre a ele onde ele pode fazer todas as suas necessidades físicas. Quando o seu pet fizer xixi no local certo, dê a ele uma recompensa, isso vai ajudá-lo a entender bem onde é o seu lugar.
Em vez de bater no seu cachorro ou gato, você pode arrumar um chocalho, ou colocar algumas pedras em uma garrafa pet, para que todas as vezes que você pegá-lo urinando em casa o barulho possa incomodá-lo, mas sem assustá-lo.
Ao limpar a sua casa, você ainda pode acrescentar um pouco de vinagre na água, o cheiro mais forte pode afastar o animal da sua casa, isso funciona muito bem principalmente nas áreas do lado de fora de uma casa.
No caso dos gatos, eles ainda possuem esse desejo mais aflorado do que os cães, porque são obcecados por marcar o seu território, principalmente aqueles que não são tão sociáveis assim.
Por isso, acostume o seu gato a desde pequeno interagir com outras pessoas ou também com outros animais. Quando houver modificações no ambiente, como por exemplo, uma mudança de móveis, é importante que você consiga fazê-lo sentir o cheiro do novo objeto, como que apresentando a ele.
Geralmente o gato e cachorro sempre urinam nos mesmos locais criando um hábito, por isso você pode tentar tornar esse locais desagradáveis para ele colocando uma fita adesiva, ou ainda revestindo aquele lugar com um saco plástico.
É muito importante que haja um treinamento frequente do seu pet logo ele vai aprender, pode ser que demore um pouco, mas com certeza valerá a pena.