O número de gatos de estimação no Brasil vem crescendo a cada ano, como apontam pesquisas do setor Pet. A tendência é que cada vez mais as pessoas prefiram ter gatos, já que os felinos se adaptam melhor ao estilo de vida atual.
Os gatos não fazem chantagens emocionais com o dono quando ele vai trabalhar – ao contrário de muitos cães, que se vingam da solidão, fazendo as necessidades fora do lugar correto ou roendo objetos da casa. Os gatos adoram também a companhia do dono, mas quando estão sozinhos, aproveitam a solidão para dormir ou mesmo fazerem sua higiene pessoal, passando a língua cheia de cerda por seus pelos.
Os gatos também vivem muito melhor em espaços pequenos – e as casas e o apartamentos atuais tem dimensões compactas. Ainda dispensam banhos semanais e passeios pela rua.
Mas muitas pessoas consideram que os gatos são todos iguais. Não! há mais de 40 raças de gatos catalogadas.
A seguir, você confere algumas das raças de gatos fofos.
As 13 raças de gatos fofos
- Siamês: essa raça não poderia ficar de fora da lista dos gatos fofos. É conhecido como o “príncipe dos gatos” e a raça é considerada uma das mais bonitas do mundo.
- Azul da Rússia: destaca-se pela sua pelagem incomum, em tons acinzentado e azulado.
- Americano de pelo curto (American Shorthair): também é considerada uma raça de gatos fofos e uma das mais bonitas do mundo. Destaca-se pelas listras nos pelos.
- Ragdoll: também sempre faz parte de lista de gatos fofos. O nome da raça significa “boneca de pano.” Isso porque eles costumam ser bastante dengosos e adoram um colo – até mesmo de estranhos.
- Gato Persa: depois do Siamês é a raça de gatos fofos mais comuns no Brasil. Sua característica principal é o focinho achatado. A raça surgiu mesmo na Pérsia, porém, o focinho era redondo e foi se tornando achatado com o passar dos anos.
- Gato de Bengala: considerado um dos gatos fofos e uma das raças mais bonitas do mundo, esse animal chama a atenção por se assemelhar muito com os felinos selvagens.
- Savannah: gatos fofos, com aparência selvagem e uma das raças mais valorizadas no mundo também. Destaca-se ainda pela inteligência e por ser uma excelente companhia para os donos, incluindo crianças.
- Allerca Hypoallergenic: raça que também se aproxima muito da aparência dos felinos selvagens.
- Petterbald: trata-se do famoso e exótico gato sem pele. não é muito comum aqui no Brasil, mas é uma raça extremamente valorizada lá fora.
- Scottish Fold: uma das raças mais bonitas também de gatos fofos. São dóceis e podem apresentar a orelha em pé ou de forma dobrada.
- Angorá: raça que de gatos fofos também considerada uma das mais bonitas. Os angorás têm pelos longos e fofos e seu andar é bastante charmoso. São comuns no Brasil.
- Maine Coon: conhecido como gato giganta, a raça costuma ser maior que cachorros de porte pequeno/médio. Tem pelos longos e fartos. E apesar do tamanhão, eles são extremamente mansos e dóceis.
- Sagrado da Birmânia: raça de gatos fofos, que não é muito comum no Brasil, mas popular na Europa. Tem pelos fartos, longos e sedosos. Possuem um temperamento tranquilo e necessitam de escovação constante para os pelos não embolarem.
Trackbacks/Pingbacks