Você sabe identificar os comportamentos de gatos felizes? Quando um gato é feliz em todo os aspectos, ele fica em harmonia com seus companheiros humanos. Mas se os gatos não falam, como você pode dizer se eles estão felizes? Na verdade, existem muitas maneiras de conhecer o humor do seu gato.

Felinos são criaturas que expressam seus sentimentos através de uma ampla linguagem corporal e todos os ruídos e miados que eles fazem. Para saber um pouco mais sobre seu animal de estimação, você pode tentar se comunicar melhor com ele, continue lendo este artigo, onde apontaremos os principais sinais que indicam que você tem um gato feliz.

Postura corporal

A postura corporal do animal pode revelar-nos se é um gato feliz. Quando seu animal de estimação está com a cabeça erguida e a mantém assim, está lhe dizendo que é muito bom e seguro aquele momento ou lugar. Se ao mesmo tempo, a sua cabeça apontar para frente, significa que está cumprimentando-o e dando-o boas-vindas para que possa tocá-lo e acariciá-lo.

Este é o momento certo para estender a mão para que seu gato feliz possa sentir o cheiro dela e depois colocá-la na cabeça dele em um terno “olá!”.

A mesma coisa acontece com a cauda, ​​se estiver na vertical, é um sinal de que você tem um gato feliz. Quando com a ponta da cauda ​​faz um pequeno gancho, significa um outro nível de emoção e felicidade do seu gatinho.

Sabemos que o nosso gato está feliz e tendo um sono agradável quando dorme com as pernas dobradas, porque é um sinal de que está confortável e totalmente relaxado em determinado ambiente, portanto, se sente em casa.

A expressão corporal de plena alegria  para um gato, é quando eles se deitam de costas com as pernas no ar. Quando você perceber que o seu felino está nesta posição, aproxime-se dele e e ofereça muito carinho, expresse a ele  sua própria felicidade, aproveite estes momentos com seu bichinho.

Ruídos e sons

Quando um gato feliz está alegre, ele quer que todos saibam disso e seu modo de manifestar-se será manter conversas com você através de longos miados.

Os tons mais agudos expressam alegria e contentamento, no entanto, os tons mais severos indicam que ele está desconfortável, enojado e reservado.

Gatos são animais muito vocais. Não só se comunicam com o miado, mas fazendo algo muito típico de sua espécie, como ronronar, se observar bem seus ronronados saberá se seu gato está feliz.

Fique atento se o seu gato ronrona ao mesmo tempo em que você o acaricia, isso é um sinal de calma, prazer  e que está gostando do momento. Ao mesmo tempo, o ronronar pode sinalizar que o seu felino está se incomodando com algo também.

Os olhos, portal da alma

Se o seu gato olha para você com os olhos semicerrados, não está te observando em um tom misterioso, pelo contrário, este é um sinal de que aprecia sua companhia e se sente feliz. Lembre-se de que os olhos de um gato são uma porta de expressão emocional.

Se, por exemplo, colocando sua comida deliciosa, você vê que os olhos do seu gato se dilatam, isso significa que eles estão muito felizes e satisfeitos. A súbita dilatação dos olhos de um gato feliz é um sinal claro de excitação e alegria.

Ações que o fazem feliz

Os gatos gostam de se limpar, e isso não é apenas um sinal de que eles gostam de manter a higiene em dia, mais que isso, é um estado de felicidade. Se você vê seu gato constantemente cuidando de outros gatos ou animais que você tem em casa, isso significa que ele está feliz e confortável no ambiente.

Um sinal de felicidade e apreço por você ou outro ser humano, é quando se esfregam entre as pernas de determinada pessoa, afim de carinho e atenção. É assim que os gatos felizes se comunicam e tendem a cumprimentar e oferecer um abraço cordial e forte.