Uma clínica veterinária também depende de estratégias em marketing digital, assim como qualquer outro modelo de negócio. Isso porque a procura por seus serviços é cada vez maior, tendo em vista o crescimento no número de pessoas que adotam animais.
Essa alta procura também reflete no número de concorrentes. Este mercado está cada vez mais saturado de clínicas e pet shops, podendo ser encontrados em qualquer lugar.
Por isso, é fundamental oferecer uma plataforma que traga informações relevantes para o público-alvo, a fim de se destacar em meio à tamanha concorrência.
O blog tornou-se a principal ferramenta de veiculação de marketing de conteúdo, e é por meio dele que uma clínica veterinária consegue esclarecer dúvidas e falar sobre os assuntos que interessam aos donos de pets.
Isso é importante, porque os consumidores atuais, buscam informações sobre muitos produtos e serviços antes de comprá-los, por mais simples que sejam.
E se tratando do profissional que oferecerá os cuidados e tratamentos que seus animais precisam, nada mais natural do que o cliente ter a necessidade de confiar nesse serviço.
Dessa maneira, neste artigo, vamos falar sobre a atuação dos blogs para as clínicas veterinárias, a importância da produção de conteúdos ricos para alimentá-los, além de dar algumas dicas para construir uma plataforma de sucesso.
Importância do blog para clínicas veterinárias
Empresas dos mais variados ramos enxergam no blog uma excelente estratégia para captar leads e se aproximar de seu público-alvo.
Essas marcas conseguem aumentar em quase 4 vezes o número de visitas em seu site, em comparação com as que não investem nessa prática.
Para um veterinário popular não é diferente. Eles também precisam chamar a atenção dos consumidores que têm interesse em seu serviço, tendo em vista a enorme concorrência. E isso se reflete em vantagens como:
1 – Aumento da visibilidade
O blog consegue maior e melhor divulgação de um negócio, e ele pode ter seus conteúdos compartilhados de diversas maneiras, como:
- Redes sociais;
- E-mail marketing;
- Posicionamento orgânico;
- Google AdWords.
Portanto, quanto mais os materiais postados na plataforma são visualizados, mais os leitores conhecerão a clínica e o que ela oferece.
Só que essa consciência por parte das pessoas é feita por meio de conteúdos ricos que levam informações realmente úteis a elas.
2 – Baixo custo
Se uma pessoa procura por chocadeira eletrica preço, ela pode encontrar o blog de uma marca que forneça esse produto e esclarecer todas as suas dúvidas sobre ele. Isso facilita as vendas, o que traz mais lucros para a empresa.
E o melhor é que para investir em um blog, não é necessário muito dinheiro. Isso porque existem plataformas gratuitas e intuitivas que podem colaborar nesse começo.
Se a produção do conteúdo também é por conta do profissional, então ele também não terá gastos com isso, e ainda pode divulgar seus materiais de forma gratuita nas redes sociais.
Mesmo assim, é interessante fazer um pequeno investimento no começo, para impulsionar os posts e ganhar tempo, até que as estratégias orgânicas tenham efeito.
3 – Aumento de clientes
Se uma clínica de veterinário tucuruvi consegue conquistar mais visibilidade por meio de seu blog, é natural que apareçam cada vez mais pessoas interessadas no serviço que ele oferece.
Como consequência disso, há um aumento no número de clientes e também de leitores dos conteúdos.
Tudo isso porque as dúvidas dessas pessoas puderam ser esclarecidas, o que desperta um sentimento de gratidão e aumenta a confiança.
4 – Possibilidade em gerar renda
Muito se ouve falar em blogueiros e blogueiras, pessoas que vivem da renda de seu blog. É claro que a divulgação por meio dessa plataforma, quando atrai clientes, aumenta a renda da clínica.
No entanto, quando o número de acessos é realmente expressivo, a clínica veterinária pode se cadastrar no Google AdSense e abrir espaço para anúncios publicitários em suas páginas.
Portanto, uma loja de produtos naturais no brás pode usar um blog de uma clínica de estética profissional ou qualquer empresa para divulgar seus produtos.
A cada clique que o anúncio recebe, o responsável pelo blog ganha uma porcentagem que o respectivo anunciante paga para o Google.
A clínica ainda pode utilizar o blog para os publieditoriais, onde ela divulga produtos e serviços de outras marcas, podendo conseguir dinheiro com essa ação.
Por exemplo, uma clínica veterinária que possua um blog com muitos acessos, faz parceria com uma fabricante de ração um pagamento em troca de um publieditorial. Ela pode fazer uma postagem falando sobre a qualidade da ração e recomendá-la.
No entanto, é fundamental que essa clínica veterinária ou até uma para consulta médica particular deixe claro quando for fazer essa ação.
Importância do marketing de conteúdo para clínicas veterinárias
A tendência é que o mercado veterinário continue crescendo nos próximos anos, por isso, a concorrência se torna cada vez maior. E o marketing de conteúdo é uma excelente estratégia para se destacar no mercado.
De maneira simples, ele consiste na criação de materiais de conteúdo rico e relevante, destinados ao público-alvo. Isso aumenta seu engajamento e conquista clientes.
Isso porque, à medida que a clínica veterinária fornece informações úteis às pessoas, elas começam a enxergá-la como referência na área em que atua. E isso é o que consolida a imagem do negócio, facilitando a aquisição e fidelização de clientes.
Para os profissionais dessa área, o marketing de conteúdo tem uma importância a mais, o fato de fazer com que os donos de animais confiem neles.
Essas pessoas não querem entregar seu pet aos cuidados de qualquer veterinário. Por isso, mais do que ter um consultório bem equipado com esqueleto axial animal e outros itens, é fundamental disseminar conhecimento e esclarecer o público.
Para fazer um bom aproveitamento das estratégias em marketing de conteúdo, as clínicas veterinárias consegue aproveitar algumas situações, como campanhas de vacinação, castração, etc.
Dicas para estruturar bem seu blog
Para que um blog tenha sucesso, além de investir em sua divulgação e na criação de materiais embasados nas estratégias do marketing de conteúdo, existem algumas práticas importantes, como:
1 – Responsividade
Atualmente, as pessoas acessam a internet muito mais por meio dos aparelhos móveis do que por notebooks e desktops. E a tendência é o crescimento dessa forma de acesso.
Logo, é fundamental que, se o usuário procurar por informações sobre cadeira de descanso infantil na internet, ele encontre um blog que possa ser perfeitamente acessado pelo celular ou tablet.
Um site responsivo se adapta perfeitamente a qualquer tamanho de tela, além de possuir navegação simples e intuitiva.
Para isso, ele muda de tamanho seus botões, links e fontes e também a maneira como distribui as informações disponíveis.
2 – Uso de estratégias em SEO
A responsividade de um blog também é parte das práticas de SEO, mas não só ela. SEO é um conjunto de ações que tem como objetivo otimizar as páginas de blogs e sites.
Tudo isso para alcançar um bom posicionamento nas páginas de resultado do Google e aumentar o tráfego na plataforma. Para isso, além das estratégias citadas anteriormente, ela faz uso de técnicas, como:
Uso de palavras-chave
Vamos imaginar que uma farmácia de manipulação vai escrever um conteúdo sobre dicas de como emagrecer.
Para que esse conteúdo apareça entre as primeiras posições do ranking do Google, ele precisa contar com uso de palavras que são mais usadas no buscador.
Uma boa opção seria, por exemplo, o uso de “manipulados para emagrecer”. Se o conteúdo é de um blog de uma farmácia de manipulação e ela vai postar um artigo com dicas para emagrecer, usar essa palavra-chave vai permitir que as pessoas que procuraram por ela encontrem o material.
O Google consegue identificar as intenções de busca, portanto, um conteúdo bem elaborado e que faça uso das palavras-chave ideais são identificados como relevantes e aparecem nas primeiras posições do ranking.
URL amigável
As URLs devem trazer o tema central do assunto, para que o Google identifique o conteúdo da página facilmente. A dica é que elas sejam claras e fáceis de serem memorizadas.
Portanto, é importante evitar o uso de números e símbolos, possuindo características como:
- Fácil de interpretar;
- Curtas e amigáveis;
- Conter a palavra-chave;
- Combinar com o título.
Conclusão
Clínicas veterinárias são empresas como qualquer outra, e dependem dos lucros para sobreviver. E assim como outros negócios possuem concorrência e precisam se destacar em seu ramo de atuação.
O blog é a ferramenta ideal para qualquer tipo de organização e traz resultados surpreendentes para quem investe nele. É um canal barato, de fácil divulgação e que depende apenas de organização e conteúdo de qualidade.
Por meio dele, a clínica mostra que é de confiança, que está apta a oferecer os melhores cuidados aos animais e que está disposta a agregar conhecimento de valor ao seu público.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.