Com a chegada do verão e as altas temperaturas é comum os tutores correrem para os pet shops para tosar os seus cães e garantir que eles fiquem mais fresquinhos. Mas você sabia que tosar o cachorro no verão nem sempre é uma boa ideia?

Em meio a tanto calor, é natural achar que o seu cachorro está sofrendo com o excesso de pelos. Mas não é bem assim.

Quer entender melhor? Leia este post e entenda porque tosar o cachorro no verão nem sempre é uma boa ideia!

Entendendo o mecanismo de compensação térmica dos cães

Mecanismo de compensação térmica é o nome dado ao processo de regular a temperatura corporal.

Seres humanos realizam essa regulação através da transpiração. Ao transpirar, o suor liberado sobre a pele evapora, dissipando o calor do corpo e assim, baixando a nossa temperatura corporal.

Já nos cães, o mecanismo de compensação térmica é bem diferente. Cachorros não transpiram pela pele, já que possuem poucas glândulas sudoríparas e estas estão concentradas nas almofadinhas da pata e no focinho.

Os cães dissipam calor pela boca. Sabe quando o seu cachorro está com a boca aberta, a língua para fora e a respiração ofegante? Neste momento, ele está expulsando o ar quente do corpo e diminuindo assim a sua temperatura interna.

No entanto, a pelagem também possui papel importante na regulação da temperatura corporal dos cães. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, os pelos dos cães não servem apenas para aquecê-los e protege-los no inverno.

A pelagem funciona como uma espécie de isolante térmico, protegendo os cães tanto do frio como do calor. Por isso, tosar o cachorro no verão pode atrapalhar mais do ajudar, como veremos a seguir.

Problemas de tosar o cachorro no verão

Um dos principais problemas relacionados à tosa de cães no verão é que ao deixar a pele exposta, a regulação da temperatura corporal pode ser prejudicada.

Além disso, a pele também fica mais vulnerável a queimaduras solares e também a ferimentos por contato. A pele dos cães é mais sensível do que a nossa, pois não possui a camada de queratina que protege a nossa pele do atrito e agentes externos.

Mas engana-se quem acha que cães não devem ser tosados. A tosa é um cuidado importante, em especial para os pets de pelo longo. Aliás, é altamente recomendável aparar os pelos duas vezes ao ano para eliminar os fios rebeldes, deixar o couro cabeludo respirar e renovar a pelagem.

Estas tosas devem ser feitas preferencialmente na primavera e no outono, estações em que as temperaturas estão mais amenas, a fim de evitar danos à pele do animal.

A tosa no verão para algumas raças

Apesar dos pontos citados acima, não é proibido aparar os pelos dos cães no verão e para algumas raças, isso é inclusive recomendado.

Raças como Poodle, Shih Tzu, Schnauzer, Maltês e Yorkshire são muito beneficiadas com a tosa no verão. Por possuírem pelagem longa, esses cães podem se molhar e se sujar com mais frequência no calor, causando mau cheiro e dermatites, problemas que podem ser minimizados com a tosa.

Além disso, a tosa também ajuda no controle de pulgas e carrapatos, que tem seu ciclo acelerado no verão pela alta temperatura e umidade. A tosa aliada com produtos antipulgas e carrapatos, como por exemplo o Nexgard, auxilia no controle das infestações por estes parasitas. Você pode encontrar estes produtos em lojas especializadas em pets.

Por outro lado, cães das raças Chow Chow, Lulu da Pomerânia e Akita, por exemplo, não devem ser tosados no verão, pois há o risco do crescimento natural dos pelos ser prejudicado, já que estes pets podem estar com o pelo em fase de dormência.

Cães como o Golden Retriever devem realizar uma tosa do excesso de pelos do dorso, das patas e da parte de trás das orelhas. Essa tosa é chamada de trimming e deve ser feita em todas as épocas do ano, mas principalmente no verão, por causa do calor.

Em resumo, a decisão de tosar o cachorro no verão depende muito da raça e do tipo de tosa. Mas o importante é nunca tosar demais, deixando a pele exposta.

O ideal é deixar pelo menos dois dedos de comprimento. Na dúvida, sempre consulte seu veterinário, ele saberá recomendar a tosa certa para o seu amigo neste verão!