Os ossos para cães podem ajudar na higiene bucal do animal e também podem ajudar a satisfazer o instinto de caça. Entre as opções, temos os ossos artificiais e os ossos naturais.

Os ossos artificiais normalmente têm um sabor que imita o sabor de outros alimentos, além de certos componentes, que são uteis nos momentos em que o cão está precisando de uma forcinha na higiene bucal. Ou seja, eles ajudam nessa limpeza.

Contudo, alguns especialistas são totalmente contrários os chamados ossos de couro, eles defendem que esses petiscos são totalmente prejudiciais. Por quê?

É preciso considerar que por não serem naturais, eles passam por um processo de industrialização. Para sustentar os argumentos, são levados em conta 5 fatores:

  1. Pedaços muito grandes que são engolidos não são digeridos pelo cachorro. O ato de roer o osso vai transformando o mesmo em uma massa gelatinosa, que pode ser ingerida inteira;
  2. É possível que ingredientes químicos como Formaldeído e Arsênico estejam entre os ingredientes do produto;
  3. Podem causar vômito, diarreia e gastrite;
  4. A contaminação com Salmonela, que é uma espécie de bactéria;
  5. Risco de obstrução intestinal e engasgo;
  6. Corantes artificiais, que podem causar alergias e irritações em cães mais sensíveis.

Tanto na nossa alimentação quanto na dos nosso companheiros, nada melhor que comidas naturais, não é? Os bichinhos concordam. Por isso, vamos ajudar a entender quais ossos são bons ou não para eles.

Primeiramente, saiba que os ossos precisam estar crus. Esse tipo de alimento cozido ou frito muda de composição, se tornando mais rígido, o que pode causar ferimentos  na boca do cão. Nunca ofereça um osso cozido ou frito para seu pet. Outra preocupação é o tamanho do osso em relação ao animal. Além disso, sempre evite ossos pontiagudos e quebradiços, podem ser muito perigosos.

Ossos de boi

A cartilagem gelatinosa presente faz com que sejam o tipo preferido dos cães, por conta do excelente sabor dela, junto a grande quantidade de carne.

Fêmur de boi

Esse tipo auxilia na limpeza dos dentes e por conter uma grande quantidade de medula, ele é mais difícil de quebrar, evitando que o cão engula algum pedaço sem querer. Por outro lado, um ponto negativo da medula é que ela é pesada e pode causar problemas de digestão, consequentemente uma diarreia.

Ossos de cordeiro 

A carne do animal faz com que seu osso tenha um cheiro forte para os cachorros e isso atraia bastante o paladar deles. Mas atenção, porque esse tipo pode ser pontiagudo.

Ossos de galinha

Você já ouviu falar que cães não podem comer ossos de galinha? Isso não é totalmente verdade. O que é proibido é oferecer ossos de galinha cozido, pois eles quebram e podem machucar o organismo do seu pet, além de fazê-lo engasgar.

Ossos de pescoço

Você não costuma consumir essa parte dos animais que compra para comer? Então separe os ossos do pescoço para o seu cão! Eles têm muita carne, o que vai ser ótimo para ele.

Você pode considerar também outros tipos, como: joelho de boi, peito do boi, osso do acém, joelho de porco, ossos da bacia, vértebras. Uma dica para evitar quaisquer contaminações é congelar o alimento por 3 a 5 dias. Assim, alguns parasitas podem ser eliminados. Após esse período, deixe o osso descongelando por 12 horas.

Sempre bom tomar alguns cuidados a mais. Então, atenção:

Cães filhotes e cães idosos não devem ser alimentados com ossos, por conta do sistema digestivo e os dentes serem fracos.

Não podemos dizer que não existe nenhum risco na ingestão desses alimentos. Então esteja atento a eles:

  • Podem ocasionar desgaste dental e fraturas, consequentemente muita dor para os bichinhos. Por isso, não faça dos ossos a base do cardápio deles.
  • Lesões na língua e formação de chagas e úlceras.
  • As lascas de ossos se forem engolidas ocasionalmente podem perfurar o esôfago do animal.
  • Alguns cachorros mais agitados também não param direito para comer e assim, acabam não trituram direito os ossos. Isso pode ser fatal! Ou em casos menos graves, pode obstruir o intestino o que causa dor e dificuldade na hora de defecar.

Ossos são um alimento que os cães amam e não são proibidos. Porém, é legal acompanha-lo na hora que ele for ingerir esse tipo de alimento e evitar qualquer acidente. Afinal, fazemos de tudo para vê-los saudáveis e felizes, não é?!

Gostou das dicas? Continue acompanhando o blog e fique de olho em tudo!

Referências Bibliográficas:
http://tudosobrecachorros.com.br/os-perigos-dos-ossos-de-couro-para-o-cao/
https://meusanimais.com.br/quais-melhores-ossos-para-caes/
https://meusanimais.com.br/ossos-para-os-caes-sim-ou-nao/