Quem é apaixonado por cães com certeza já conhece a raça Labrador Retriever. São cães brincalhões e divertidos, além de muito bonitos também. Conheça tudo sobre a raça Labrador Retriever.

 

Ficha técnica do Labrador Retriever

  • Altura: 56 ou 57 cm
  • Peso: 30 a 35 kg
  • Cores: Inteiramente preto, amarelo, fígado ou chocolate
  • Expectativa de vida: Aproximadamente 12 anos
  • Características da personalidade: Adaptável, amistoso e fiel
  • Relação com Crianças e outros animais: Excelente
  • Competências: Cão de companhia, de caça menor, e cão guia para cegos
  • Necessidade de Espaço: Casa com quintal
  • Alimentação Diária 500 a 600 g de ração
  • Cuidados específico: Nenhum
  • Custo de Manutenção: Razoável

 

 

Como surgiram os Labradores Retriever

A origem dos Labradores Retriever não é precisa, mas estima-se que sejam provenientes da ilha de Terra Nova, onde os antepassados dessa raça eram utilizados para caça no século XVIII.

Passado um século disso, a raça foi exportada para a Grã Bretanha onde os aristocratas o utilizaram como cães condutores e de luta.

Os Terra-nova do começo de 1800 tinham diferentes tamanhos, sendo o menor deles, “Lesser”, ou “Cão de Saint John”, a primeira linhagem do Labrador. Esses cães, pretos, de tamanho médio e pelo curto, auxiliavam os pescadores, a puxar os barcos, pegar os peixes e também a caçar.

Já no começo do século XX os padrões da raça forma definidos e hoje, o Labrador Retriever se tornou comum em todo o mundo.

 

Características do Labrador Retriever

O Labrador Retriever, faz muito sucesso por onde passa. É um cão fiel ao seu dono, obediente e muito amável. Além disso se adapta muito bem com crianças e outros animais.

Pode ser um cão muito tranquilo para se ter dentro de casa, brincalhão nos quintais e intensos em outros ambientes, tudo ao mesmo tempo. Ele tem o dom para agradar e adora aprender novos comandos.

O Labrador Retriever é uma raça forte, adora nadar, brincar de pegar e precisa de desafios diários se manter bem. Quando fica entediado tem a tendência de procurar encrencas, como destruir coisas por exemplo.

Então é importante ter espaço para que ele possa se manter ativo, pelo menos durante um período do dia, e oferecer opções de brincadeiras para mantê-lo ocupado.

Cuidados específicos com o Labrador Retriever

No geral o Labrador Retriever é um cão que não requer nenhum cuidado específico. Porém são suscetíveis a algumas doenças que afetam sua saúde.

Normalmente são doenças hereditárias como a catarata e as displasias, que podem ser de cotovelo ou a coxofemoral, desta forma é importante não exagerar na intensidade dos exercícios.

Para evitar que o seu cão tenha problemas hereditários, você pode solicitar ao comprador um certificado que comprove que os pais são saudáveis.

Outro fator que ocorre com frequência nos Labradores Retriever é a obesidade, que pode aparecer em cães que ficam muito ociosos. Esses cães adoram comer, então é importante fica atento e controlar a quantidade de comida, além de mantê-los ativos.

 

Com certeza o Labrador Retriever é uma excelente opção para quem busca um companheiro de quatro patas.