Você sabia que o gato persa é muito inteligente, sensível e bastante dócil? Essas são algumas das coisas que você, apaixonado por gatos, vai descobrir neste artigo.

Os gatos persas vieram da Pérsia (atual Irã), sendo descobertos por um viajante italiano, chamado Pietro Della Valle. Ele encontrou alguns felinos na rua, de pelagem exuberante e sedosa, por volta do século XVII. Graças ao viajante, a raça persa foi introduzida na Europa e se tornou popular rapidamente.

De rosto achatado, nariz arrebitado, olhos grandes e pelagem longa e brilhante, não é difícil reconhecer as características de um gato persa. O cruzamento com a raça Angorá, no século XIX, ampliou as cores de sua pelagem, fazendo surgir a raça que conhecemos atualmente.

O gato persa está cercado de curiosidades, por isso, vamos abordar 6 coisas que você precisa saber sobre essa raça. Confira!

  1. Ele não tem a energia de outros gatos

Geralmente, os gatos são ativos, gostam de saltar, mexer onde não devem e se aventurar pelas ruas. Isso não ocorre com os gatos persas. De temperamento calmo e observador, eles preferem ficar quietos, e raramente vão pular no colo das visitas ou fazer um passeio noturno pelo quintal.

  1. Gato persa tem personalidade dócil e inteligente

A inteligência dos gatos persas permite que esses pets se adaptem facilmente a qualquer ambiente, família e outros animais domésticos. São dóceis – não arranham nem mordem – e se dão bem com crianças. Entretanto, por serem calmos e gostarem de relaxar no sofá, esses gatinhos nem sempre estarão dispostos a brincadeiras.

  1. É sensível e discreto

Você raramente ouvirá o miado do gato persa, a menos que ele queira muito chamar sua atenção. Apesar de gostar da solidão, o persa é um pet sensível que não pode ficar muito tempo solitário, sob risco de desenvolver ansiedade. Outra característica é a sua discrição. Se ele se cansa de uma brincadeira, ele logo procura um canto para relaxar sem fazer estardalhaço.

  1. Adora comer e dormir

Quando a gente vê o Garfield – um dos gatos persas mais famosos do cinema – pode achar exagero a representação de um gato mal-humorado, preguiçoso e que adora comer. Na verdade, os persas realmente têm paixão pela comida e por uma boa soneca. Já a fama de mal-humorado é graças ao rostinho achatado que confere a eles esse visual “antipático”.

  1. É extremamente higiênico

Experimenta não trocar a caixa de areia do seu gatinho persa para ver o que acontece. Essa raça é bastante higiênica e não fará suas necessidades em local sujo. Portanto, cuidado para não deixar seu gatinho procurar outros lugares para fazer suas necessidades.

  1. Pode viver 14 anos ou mais

A expectativa de um gato persa é de 14 a 17 anos. A justificativa é de que esses gatos são caseiros e tranquilos demais, não se expondo a situações de perigo. Porém, essa expectativa diminui se ele for acometido por problemas típicos dessa raça (doença renal, problemas respiratórios e de pele).

Definitivamente, o gato persa é perfeito para quem tem uma família menos agitada e que gosta da companhia de um gato tranquilo, reservado, dorminhoco, porém, muito dócil. Esperamos que você tenha gostado de descobrir essas 6 coisas sobre os gatos persas.