A fase do cio em cadelas e gatas é um período “especial”, com mudanças comportamentais características dessa fase. Devido ao comportamento totalmente exacerbado da gata, por exemplo, muitos proprietários desavisados acham que o animal está com algum problema grave, quando na realidade é apenas um comportamento estimulado pela ação dos hormônios, fazendo com que a fêmea entre no cio.

Entendam a seguir quais são as principais fases do Cio:

Anestro 

É um período de total inatividade sexual, que dura em média 125 dias e caracteriza-se por uma involução do útero depois que passa o cio.

Os níveis dos hormônios progesterona muito baixo e estrógeno são observados nessa fase, embora haja um aumento de estrógeno no final da fase desse período.

Proestro 

Nessa fase a fêmea apresenta uma alta concentração de estrógeno no seu corpo, para dar início ao cio. Isso faz com que a vulva do animal aumente de tamanho, o cérvix fique dilatado e o endométrio espessado. Nesse momento, pode-se perceber um sangramento na vagina do animal. Mas atenção: isso não se trata de uma menstruação.

Na fase de proestro, é possível observar que os machos começam a mostrar interessar pelas fêmeas por conta da liberação de feromônios, que permite aos cães identificar o cio, entretanto, elas não permitem que ocorra a cópula.

Esse período dura em média nove dias no máximo.

Estro

O Estro é caracterizado pela fase de receptividade sexual, conhecida como cio, onde ocorre a diminuição nos níveis de estrógeno e aumento nos níveis de progesterona.

Nessa fase acontece a liberação de um corrimento de cor clara. Esse período dura em média nove dias.

Após cerca de dois ou três dias do início do estro (cio), ocorre a ovulação. Nesta fase do cio, observa-se que a fêmea libera ovócitos primários, que posteriormente sofrerão meiose no oviduto, ocorrendo a gestação.

Diestro 

Essa é uma fase após o cio da cadela, na qual ela não é mais receptiva ao macho para cópula.

O período de Diestro dura em média 75 dias, em que aparecem os níveis máximos de progesterona. A fêmea apresenta também um corrimento mais mucoso e ocorre a diminuição do tamanho da vulva e um comportamento bem calmo na fêmea.

A fase de diestro é muito semelhante em fêmeas gestantes e não gestantes, que podem apresentar uma síndrome de pseudogestação, na qual tem as características fisiológicas e comportamentais de uma gestação.

Para tratar o problema e ajudar a fêmea, são recomendados pelos médicos veterinários o tratamento com inibidores de prolactina, progestágenos e andrógenos.

O primeiro ciclo do cio das fêmeas varia entre as raças. Normalmente, em raças de animais pequenos, observa-se o primeiro ciclo de cio se inicia entre o 6º e o 10º mês de vida. Já raças de animais grandes, o ciclo pode iniciar-se no 18º ao 24º mês. A periodicidade do ciclo estral (cio) também é variável, estando relacionada com a hereditariedade, raça, gestação e idade do animal.

Atenção 

É muito importante conhecer o ciclo estral de sua cadela, pois só assim você saberá o momento certo para a reprodução. Além disso, será possível conhecer as fases em que a fêmea torna-se mais agressiva, evitando certos tipos de comportamento.