Se você decidiu que chegou o momento de ter um cachorro para trazer mais alegria para a sua casa, saiba que a sua decisão foi a melhor possível.
O melhor amigo do homem é, sem dúvida, uma grande alegria para toda a família, que pode ganhar momentos marcantes para contar para os parentes e amigos.
Muitas pessoas passam algum tempo desejando comprar o seu filhote, e pesquisam diferentes raças, escolhendo a preferida entre um grande número de possibilidades. Também há quem adote, que pode ser uma bonita ação social.
Independentemente da forma que você escolheu para ter o seu animalzinho de estimação, é importante saber quais são os cuidados necessários para garantir a proteção e o desenvolvimento adequado do cachorro.
Agendar consultas veterinárias periodicamente é fundamental para analisar a saúde do bichinho, que muitas vezes pode demandar a mesma atenção que um filho.
Afinal, o animalzinho entra na família como um novo integrante e merece esse zelo.
Por isso, depois de uma decisão consciente sobre ter um cachorro, você precisará se organizar e preparar a sua casa para recebê-lo bem.
Para ajudá-lo nesta importante etapa da sua família, este artigo traz dicas de como ordenar o lar e a sua rotina para que o cãozinho possa se adaptar tranquilamente ao chegar na sua nova residência. Quer saber mais? Então siga na leitura.
Por que é preciso preparar a casa para a chegada do cachorro?
Muitas pessoas podem se perguntar se há mesmo a necessidade de preparar a casa para a chegada do animalzinho. E a resposta é simples: sim. Todas as vezes que um novo membro chega na família, é preciso fazer uma série de adaptações para a nova demanda.
Levando em consideração que os filhotes são, em sua maioria, bastante alegres e brincalhões, é preciso retirar da vista deles os objetos que podem ser destruídos com a sua necessidade de “coçar os dentinhos”.
Além disso, é necessário ter sempre por perto o telefone de uma clínica veterinária para cachorro, já que as vacinas precisam estar em dia, tanto para a segurança do animal quanto para a da família como um todo.
O bichinho também terá as demandas dele, como ração, espaço e área para a sujeira. Por isso, é importante se planejar antecipadamente para que nada falte ao novo membro da família.
Preparar a casa para a chegada do cachorro significa que você o receberá da melhor maneira possível, levando em conta as necessidades de crescimento e desenvolvimento dele, e que você estará sempre por perto para dar afeição ao animal.
As dicas a seguir podem ser aplicadas em diferentes tipos de residências, tendo como objetivo garantir a adaptação do bichinho e o ajuste da família para comportar a chegada do cachorro.
Dica 01: Conheça os cuidados necessários com a raça escolhida
Antes de escolher uma raça, é fundamental que você conheça as principais peculiaridades dela, para saber quais cuidados devem ser tomados, evitando problemas de saúde futuros.
As raças como Labrador e Golden Retriever, por exemplo, costumam sofrer de displasia na velhice, o que exigirá uma rotina de atividades para o amadurecimento da musculatura em geral.
Com isso, pode ser necessário recorrer aos serviços de ortopedista para cachorro futuramente, ajudando nos cuidados com o animalzinho para que ele não sofra com a doença.
Em outros casos, uma raça como o Bulldog que pode sofrer de obesidade, precisa ter acesso a uma ração com nutrientes equilibrados, valorizando ingredientes que ajudem a manter o peso do cachorro.
Por isso, é importante saber quais são as características do animal escolhido, para poder proporcionar as melhores opções para ele.
Dica 02: Compre os acessórios essenciais
Para receber bem o seu cãozinho, é fundamental comprar os acessórios que farão parte da rotina dele, tanto em termos de alimentação quanto de descanso.
Entre os principais, podemos elencar:
- Pote para água e ração;
- Coleira para passeio;
- Cama ou casinha;
- Brinquedos.
A depender da altura da raça que você escolher, não se esqueça que é importante garantir o suporte adequado para o bebedouro e a vasilha de comida, elevando os recipientes para que o animal tenha acesso a eles de modo confortável.
Ter uma coleira para levar o cachorro para passear é outro item obrigatório, principalmente se você mora em apartamento. Afinal, é importante que o animal tenha momentos ao ar livre, para que ele não fique estressado pelo excesso de confinamento.
Muitos donos recorrem aos serviços de reiki para animais, aliviando a ansiedade recorrente em algumas raças que passam grande parte do dia sozinhas.
Escolha uma cama ou casinha que traga conforto para o seu bichinho. Isso porque ele vai passar grande parte do dia nela, o que faz com que o espaço tenha que ser adequado ao tamanho da raça.
Também é preciso levar em consideração o crescimento do filhote. Sendo assim, muitos donos optam por escolher uma cama maior, que será do tamanho ideal em poucos meses.
Por fim, não esqueça de adquirir alguns brinquedos para o seu cãozinho, impedindo assim que ele utilize calçados ou outros itens da família para os seus momentos de diversão, rendendo estragos nos objetos.
Dica 03: Mantenha as vacinas em dia
Você deve se preocupar com a saúde do seu cãozinho, conhecendo as principais vacinas veterinárias que ele precisará tomar anualmente.
As mais conhecidas são as vacinas antirrábica, polivalente, contra a gripe e hepatite, que conferem uma proteção extra ao animalzinho.
Existem campanhas municipais que oferecem a vacinação antirrábica de forma gratuita e, por isso, você deve se preocupar em garantir que o seu cãozinho receba a imunização das outras vacinas de modo particular.
Dica 04: Ofereça uma boa alimentação
Muitas pessoas esquecem de verificar qual é o tipo adequado de alimentação para o seu cachorro, pois antes essa não era uma das preocupações das fabricantes de ração.
Com o desenvolvimento de novas tecnologias e estudos na área, hoje é possível encontrar diferentes tipos de alimentos, desenvolvidos especialmente para cada raça, levando em consideração a idade, peso, pelagem e necessidade por alimentos menos calóricos.
Não à toa, muitos donos investem em alimentação natural para cachorro, feita com produtos orgânicos, que ajudam a manter o porte físico do animal, evitando quadro de obesidades em diversas raças.
Por isso, antes de oferecer qualquer tipo de alimento para o seu cãozinho, consulte com o veterinário qual é a indicação mais adequada para o animal, e ofereça sempre a dose indicada.
Dica 05: Separe um cantinho para a sujeira
É importante separar um cantinho no quintal ou na área de serviço para que o animal possa fazer as suas necessidades sempre no mesmo espaço, mantendo a higiene da casa.
Muitos cães adquirem o hábito de fazer as sujeiras em cima de folhas de jornal, assim como em fraldas específicas para essa finalidade, que ajudam na limpeza do ambiente.
Para que isso ocorra, o dono deve treinar o animal, de maneira que ele saiba onde é o espaço próprio para isso dentro da casa.
Assim, é possível manter a residência limpa, mesmo com a chegada de um filhote.
Dica 06: Tenha um contato de emergência
Alguns animais podem ser bastante arteiros, e fazer coisas que acabam precisando dos serviços de emergência animal, como raio-x ou uma consulta de urgência.
Apesar de estarem sempre atentos, os donos devem ter um contato de emergência para situações inesperadas, oferecendo o suporte veterinário sempre que possível.
Existem várias clínicas com atendimento 24 horas que prestam atendimento para casos de urgência, que podem ocorrer em horários noturnos ou na madrugada.
Normalmente, esses estabelecimentos contam com uma estrutura pronta e com uma aparelhagem completa, como equipamentos de ultrassom para latido de cachorro, laboratório de análises clínicas, balanças e mesas de cirurgia.
Por isso, é importante ter um local de referência para levar o seu cãozinho em casos de emergência.
Dica 07: Dê atenção ao cachorro
Os cachorrinhos são sempre sinônimo de alegria e amor para uma família. Além disso, ter um animal de estimação é um ótimo estímulo para o desenvolvimento das crianças, que adquirem responsabilidades com o cuidado dos bichinhos.
Dar água e comida, levar para passear, limpar o espaço das sujeiras e outras atividades pertinentes ao cachorrinho podem ajudar os filhos a criarem uma rotina especial no lar, ajudando nas tarefas domésticas.
Mas, os cuidados com o cachorro não se restringem apenas ao básico. É preciso dar atenção e carinho ao bichinho, que pode passar alguns períodos do dia longe dos seus proprietários por causa da rotina de trabalho e estudo.
Por isso, mantenha sempre uma boa proximidade com o cachorrinho, brincando com ele, levando-o para passeios que façam com que ele gaste energia e possa ter também momentos de lazer com a família.
Desse modo, todos aproveitam a presença do animalzinho, que além de ser um motivo de alegria, pode ser considerado um dos integrantes mais amados da família.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.