Animais de estimação encantam e trazem alegria para milhares de pessoas no mundo inteiro. Porém, ao criarmos nossos pets vem também a responsabilidade de cuidar dos mesmos e isto inclui alimentação, moradia adequada, passeios e, principalmente, atenção à saúde dos nossos queridos amiguinhos!

A saúde deles depende da nossa atenção!

Devemos levar em consideração que o ato de se comunicar dos animais é muito diferente do nosso (fato!). Assim devemos prestar atenção em algo que possa nos fornecer indícios de que algo está errado, como por exemplo, mudanças repentinas de comportamento, falta de apetite, agressividade, dentre outros. Isto é sinal de que algo está errado.

Vermes podem agir de forma silenciosa!

Vermes ou ascarídeos é o nome que é dado a um vasto grupo de animais de corpo alongado e invertebrado que, na maioria das vezes, atua como parasita, principalmente em animais de grande porte, como os mamíferos, por exemplo.

Em seres humanos, os mesmos podem trazer diversos transtornos como diarreias, dores abdominais, entre outros problemas de saúde ligados geralmente ao intestino.

Em outros animais como cães e gatos os problemas são semelhantes aos causados nos seres humanos. O agravante é que nos PETs o diagnóstico é bastante diferenciado e, às vezes, nem sequer ocorre. Não por negligência, mas por falta de conhecimento prévio mesmo.

Muitas vezes seu animal pode está com vermes e não apresentarem nenhum sintoma ou algo que seja perceptível. E como saber se há ou não a presença dos vermes? Para isto é necessário haver uma consulta periódica ao veterinário que poderá fazer a detecção por meio de exame de fezes, esta é a maneira mais eficiente de se identificar!

Os ovos dos vermes que estão presentes nas fezes contaminadas podem ser observados através do microscópio do veterinário, porém na maioria das vezes mesmo o animal estando contaminado, os ovos não aparecem nas fezes dos mesmos sendo necessários exames complementares, como o exame de sangue, por exemplo.

Claro que quem tem seu bichinho de estimação não quer vê-lo passar por nenhuma situação que o coloque em risco ou os exponham a perigos externos, então o diagnóstico de qualquer doença realizada de forma prévia, garante muito mais conforto, ou até mesmo, auxilia na longevidade do animal.

Atenção: Tomar vermífugo não previne os vermes!

Os vermífugos foram desenvolvidos para combater os vermes, desde que estes já tenham sido diagnosticados, ou seja, é preciso que o pet já esteja com os vermes para o vermífugo combatê-los. Porém, se há apenas uma suspeita, e não há confirmação e você quer prevenir, a administração de vermífugos nos pets não irá proporcionar esse tipo de prevenção.

Sintomas que podem indicar a presença de vermes

Alguns sintomas podem indicar que há a presença de vermes no animal de estimação, principalmente em cães e gatos, porém, como já dito, não necessariamente, se seu animal apresenta um destes quer dizer que ele esteja realmente com vermes, de qualquer forma, estes sintomas servem de alerta:

  • Vômito

O vômito sempre indica que há algo de errado no organismo do animal, como os vermes causam alterações no estômago e intestino dos mamíferos, esta pode ser uma evidência.

  • Mudança na coloração das fezes

A cor das fezes indica que há alteração na forma de se alimentar do bicho, ou que há a presença de algum hospedeiro em seu organismo.

  • Falta de apetite

Assim, como em seres humanos, as lombrigas provocam falta de apetite em seus hospedeiros.

  • Agressividade

Uma das formas de comunicação dos animais de uma forma geral para mostrar que ele está sentindo dores é a mudança em suas emoções como a agressividade, por exemplo, isto pode indicar que o animal está sentindo algo de estranho com seu corpo ou algo está lhe incomodando.

  • Mudanças na pelugem

Os pelos de cães e gatos são sensíveis a mudanças em seu organismo, a palidez na coloração, a queda dos pelos ou o crescimento de forma desordenada pode indicar que os mesmos precisam de exames veterinários.

  • Diarreia

Dentre todos os sintomas mencionados anteriormente, a diarreia junto com o vômito são os que mais indicam com precisão a presença de parasitas no organismo dos animais, principalmente no início do contágio, quando o organismo ainda está se “adaptando” aos novos hospedeiros, e essa espécie de adaptação vai ocasionando perturbações que se manifestam dessa forma.