Para melhorar o comportamento do seu pet a melhor opção mesmo é a castração, pois podem trazer muitos outros benefícios para o animal, podendo evitar doenças e ninhadas indesejadas.
Mas, ao castrar o seu animal é importante que seja na idade certa para não acontecer de o pet ter alguns problemas como queda de cabelo e dermatite no corpo.
De um modo geral não há restrição quanto a idade para se castrar o animal, mas o ideal é fazê-lo até os 11 anos de idade, após isso pode ser perigoso até mesmo ele morrer durante a cirurgia, ou ter outros problemas como hemorragia.
Dependendo do tamanho e da raça, um cachorro com 11 anos de idade pode ter em média uma idade biológica de cerca de 60 a 80 anos. Assim como acontece com os seres humanos, quando se é idoso o organismo está mais frágil e mais propenso a adquirir novas doenças.
Com os cães acontece também o mesmo, eles ficam idosos e os problemas de saúde começam a aparecer como coração fraco, doenças dos rins, e organismo frágil. Tudo isso pode fazer com que o seu cachorro sofra muito com a castração.
Apesar de todos esses problemas o animal ainda pode ser castrado nessa idade, mas é preciso que ele passe por uma boa avaliação médica antes do procedimento. Mas, mesmo assim o cachorro pode se beneficiar da castração podendo evitar um câncer que é a principal causa de morte dos cães.
Também não é bom fazer a castração antes que o cachorro atinja o estado de maturidade sexual, por isso o procedimento deve ser realizado no mínimo entre 6 a 8 meses de vida no caso dos machos.
Quando eles são castrados cedo, não adquirem o hábito de montar em fêmeas, já quando esse processo demora mais tempo para ser realizado o cão aprende a ter esse comportamento devido aos hormônios ou por aprender com os outros cães.
Mas, mesmo que depois seja castrado, esse comportamento indesejado não desaparece, pois eles não precisam dos hormônios para realizar a cópula para o acasalamento. O cachorro mesmo assim monta na fêmea, mas não ocorre a fertilização.
Já no caso das fêmeas tanto cadelas quanto gatas, o ideal é fazer a castração antes do primeiro cio, apesar de que também poderá ser feito o procedimento em qualquer idade.
Quando a cadela é filhote, e é castrada o risco de câncer de mama, ou outros de tipos de câncer relacionados com o hormônio é praticamente nulo. Mas, depois de o animal entrar no cio por várias vezes ela deve sempre passar por revisões periódicas com o veterinário, e se constatado câncer deverá ser iniciado o tratamento rapidamente.
Também ao se fazer o procedimento de castração o útero e os ovários são retirados, com isso o risco de a cadela ter qualquer infecção é também praticamente nulo.
Algumas pessoas pensam que devem deixar os animais cruzarem para ter uma vida emocional estável, e que no caso das fêmeas o processo de entrar no cio, cruzar e ter os filhotinhos é necessário para que o animal não dê câncer.
Mas, tudo isso é mito os animais não possuem o mesmo senso de prazer e satisfação que as relações sexuais proporcionam para os seres humanos. No mundo animal isso não acontece, eles são guiados pelo instinto, e quando castrados não sentem faltam de cruzar.
No caso do câncer é exatamente o contrário, deixar a cadela e a gata entrarem no cio e cruzarem podem no futuro causar doenças, apesar de que esse processo é natural para os animais e com alguns cuidados elas podem viver bem com os seus filhotes.
Muitas pessoas ficam com dó do animal ao passar por um processo cirúrgico achando que eles podem sofrer muito. Mas, esse procedimento é realizado com anestesia e de uma forma geral costuma ser bem rápido.
Só após o término da cirurgia pode ser que eles sintam algumas dores, mas depois de uma semana ele poderão estar totalmente recuperados. Para se recuperarem mais rapidamente é preciso alguns cuidados e muito repouso.
É melhor que eles não pratiquem nenhuma atividade física intensa nesse período, e se você perceber algo estranho procure imediatamente o seu veterinário.
Se você decidir castrar o seu animal quando filhote, é melhor também esperar para que ele tome todas as vacinas e complete toda a dentição. Sempre consulte o seu veterinário ao pensar em realizar esse procedimento, e procure um local de confiança para depois não ter nenhuma preocupação com o seu animal.
Referências Bibliográficas:
https://webcachorros.com.br/saiba-qual-idade-certa-para-castrar-seu-cao/
http://tudosobrecachorros.com.br/castrar-ou-nao-castrar/
https://www.peritoanimal.com.br/qual-a-melhor-idade-para-castrar-um-cao-machos-e-femeas-21634.html