Centro de Zoonoses de Santo André utiliza a internet para adoção - notícia RibeirãoPretoTem




Centro de Zoonoses de Santo André utiliza a internet para adoção de animais
28/04/08 14:25 por Andre - Redação SP




Para facilitar a adoção de animais abandonados na cidade, a Secretaria de Saúde de Santo André encontrou uma fórmula que tem dado certo: disponibilizar na internet os dados, incluindo as fotos, dos cães e gatos que aguardam um novo dono.
Segundo a médica veterinária Juliana Oliveira Antunes do Centro de Zoonoses do município, trata-se de uma iniciativa que começou em setembro do ano passado e vem se apresentando como uma ferramenta importante para a Prefeitura. "Desde que começamos a usar o site até março deste ano oferecemos para a adoção 65 cães e 9 gatos. Desses, 23 cães e 3 gatos foram adotados", comemora a veterinária.

O endereço em que os animais são oferecido na web é o Quero um Bicho, site gratuito que abriga dados de animais para adoção de quatro Estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Nesta sexta-feira (18), o Centro de Zoonoses disponibilizou para adoção 19 cães (desses, 12 são filhotes) e 6 gatos (desses, 5 são filhotes).
Os internautas podem encaminhar perguntas sobre os animais disponíveis por e-mail ou telefone: (11) 4990-5256 ramal 111, sem ter que se deslocar até o Centro de Zoonoses. "Os animais saem daqui vacinados contra a raiva e os novos proprietários têm como opção a castração gratuita dos animais", explica Juliana Antunes, lembrando que a prioridade para a adoção é dada aos filhotes e para os animais de comportamento mais dócil. "Colocamos ainda um microchip no animal, com dados do dono a fim de promover a posse responsável", lembra a veterinária. O perfil dos animais oferecidos em maior parte é o dos chamados SRD (Sem Raça Definida), abandonados ou perdidos nas ruas e recolhidos pela Secretaria de Saúde do município.

Essa ação da Prefeitura de Santo André contempla o Termo de Ajustamento de Conduta (Tac) assinado entre a Secretaria de Saúde de Santo Andre, a promotoria de Meio Ambiente e a Uipa (União Internacional Protetora dos Animais) que regulariza o atendimento aos animais errantes da cidade e contribui para o cumprimento da lei sancionada na semana passada pelo governador José Serra que prevê a criação de um programa de controle de reprodução de animais que inclua identificação, registro, esterilização cirúrgica e de encaminhamento a adoção, além de programa educacional à população.
A lei estadual estabelece ainda que os animais saudáveis que forem capturados e não reclamados pelos donos serão encaminhados para adoção. O responsável temporário terá de comprovar que irá oferecer um local seguro e com boas condições para o animal.

Para acessar o site
Quero um Bicho, clique aqui.
Local de atendimento: Centro de Zoonoses de Santo André (R. Igarapava, 239 - Valparaíso - Telefone: (11) 4990-5256, ramal 111).


Último comentário
"achei interesante eu estou aprouicura de um filhote de cachorro para adoçao " 16/09/2014 11:20 -
jailton leao de souza deu nota 5 para esta notícia

O que você achou desta notícia? Conte pra gente!




Mais notícias


22/12 22:46 - Peixe Urbano dá R$ 1000 no Natal para os usuários
04/05 09:36 - Comida Di Buteco entra na reta final
18/04 16:41 - PELEMANIA, Arezzo e o protesto no Twitter
03/03 17:42 - Alimente seu cão ou gato de uma forma natural e saudável
15/02 15:11 - Procura-se Westie, cão branco, porte pequeno
02/02 16:14 - Feiras de adoção permanentes
14/01 18:00 - Feiras de adoção que acontecem em São Paulo
14/01 16:05 - Os animais nas tragédias do RJ
29/12 17:38 - Procurando um companheiro mais do que especial?
16/12 14:46 - Personalidades colocam peças à venda em prol dos animais abandonados



Busque por nome, rua, bairro ou cidade: